Top Social

Amãezónia*, eu me confesso!



Ilustração de Rita M. Pereira, da amãezónia



Não sou uma mãe perfeita. E na boa da verdade é bom que assim seja, ensino já aos meus filhos que todos cometemos erros e o importante é perceber o que fizemos mal, pedir desculpa e tentar fazer diferente na próxima vez.

Se os dias das mães de há 100, 50, 30 anos não eram fáceis, olhem que nos dias de hoje, os dias das mães modernas também não são menos difíceis. Claro que, quando imagino a minha avó, com os seus 5 filhos atrás, a cultivar batatas, cozer o pão, tratar dos animais e a ir lavar a roupa à fonte, tendo a sentir-me muito palerma em me queixar das minhas tarefas domésticas, claro! Mas por outro lado, atualmente, somos muito mais que donas de casa (e ainda bem!), temos milhares de outras preocupações a encher a nossa cabeça que esgotam a nossa energia.

Eu quero ser tanta coisa além de mãe. Quero continuar a ser a mulher, a amiga, a filha. A criadora da Si Atelier, a paixão que me “rouba” tantas horas mas que eu quero muito, muito fazer crescer. A consultora Mary Kay, que se apaixonou por ensinar beleza, onde enche o coração de gratidão. Quero continuar a ser a Sílvia, a Sissi, sonhadora, generosa e bem disposta, apesar de muitos dias me sentir tão engolida pelo stress do dia a dia que até me esqueço de quem sou. Também já tiveram vontade de fugir uns dias numa viagem assim sozinha, num destino longínquo para se reencontrarem? Eu já!

Os índios acabam de acordar. Eu, tento terminar este texto numa selva com dois macaquinhos aos pulos à minha volta.

Confesso que às vezes me apetecia rifar estes dois índios, mas a verdade é que: claro que não me imagino sem os seus abraços e beijos doces, sem as birras e noites mal dormidas (ah! espera sem esta vivia bem). Não me imagino sem esta responsabilidade de lhes dar o melhor, de crescer todos os dias com eles um bocadinho, sem me esquecer de mim, porque percebi (depois de muitas horas e dias de culpa) que se eu estiver bem eles vão estar melhor.

Um feliz dia da mãe.


*o site de duas mães cheias de garra, giras e com muita pinta, a Rita e a Diana que conseguem todos os dias colocar em palavras e em imagens tudo aquilo que às vezes queremos desabafar e não sabemos como. A amãezonia, para mães imperfeitas. Deliciem-se!
COMENTÁRIOS
Enviar um comentário

Auto Post Signature

Auto Post  Signature